Quantcast
Channel: LazerBeleza » combater acne
Viewing all articles
Browse latest Browse all 4

Causas e tratamentos para acne em pele adulta

$
0
0

A acne não é só problema de adolescentes. Ela também pode afligir as mulheres já na fase adulta, comumente aparece por volta dos 25 anos. A doença geralmente acomete a pele que sempre foi oleosa, mas também pode se apresentar em pessoas que não tiveram o problema antes e agora sofre com ele.

É motivo de cerca de, pelo menos, 50% das consultas na prática diária do dermatologista Cristiano Tárzia Kakihara membro, titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), por incomodar e alterar a rotina dos pacientes, que tentam de todas as formas disfarçar as lesões inflamatórias da face.

Na fase adulta, a acne se caracteriza por muitos cravos (comedões), bolinhas vermelhas (pápulas) e bolinhas vermelhas com pus (pústulas) em bochechas, queixo e pescoço. Os fatores que levam ao surgimento da acne podem ser diferentes da fase da adolescência, podendo estar relacionados e associados ao fotoenvelhecimento, uso de cosméticos inadequados ao tipo de pele, uso de medicamentos, alterações hormonais, distúrbios menstruais, obesidade, estresse, má alimentação e algumas doenças.

Não há como curar definitivamente a acne, informa o médico, já que é uma doença de componente genético, porém pode-se controlá-la e evitar graus mais avançados da doença com o uso diário de produtos específicos para a pele do paciente, como bons sabonetes, tônicos faciais, filtros solares, cremes e uma dieta equilibrada, rica em legumes, frutas e grãos integrais, e comedida em açúcares e gorduras.

O tratamento pode ser feito com medicações orais ou tópicas que costumam conter substâncias como tetraciclina, minociclina, limeciclina, doxiciclina, metronidazol, peróxido de benzoíla, ácido azelaico, ácido glicólico, tretinoína, ácido salicílico e enxofre. Os LASERs, peelings químicos e os físicos também podem ser associados para um resultado ainda mais consistente e duradouro.

Evite usar receitas caseiras ou indicações de pomadas e remédios de amigos, pois o resultado pode ser indesejado ou sem nenhuma eficácia. O melhor a fazer é procurar um especialista, que garantirá um diagnóstico preciso, tratamento amplo e adequado.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 4

Latest Images

Trending Articles





Latest Images